terça-feira, 5 de abril de 2011

Saudade no plural

Para todo mundo e para todos os efeitos, sou uma pessoa forte. Forte daquelas de não deixar aparecer a tristeza e a decepção, mas isso tem mudado.

A alegria e o bom humor foram substituídos pela falta de paciência e pelo mau humor constante. Os pensamentos positivos e alegres foram substituídos pelas frases negativas e tristes. Os sorrisos e gargalhadas foram substituídos pelas lágrimas e suspiros.

Antes que alguém pense que virei uma pessoa impossibilitada de sorrir, aqui eu digo: Eu ainda sorrio e me divirto, mas dolorosamente, tudo é seguido de uma dor no peito misturada com um nó na garganta impossíveis de serem explicados.

Minha memória, de repente, se tornou um espaço reservado pra você. Quando você ainda estava aqui, eu tinha apenas saudade. Saudade de poder chegar em casa e te ver cozinhando ou assistindo seus programas favoritos na TV. Eu tinha saudade disso, desse contato familiar, mas daí tudo aconteceu.

Quando me batia um vazio repentino, eu sabia que era só eu pegar o celular e te ligar. Agora, tudo é tão longe, tão impossível. Antigamente, minha saudade era uma só, hoje, a minha saudade é infinitamente gigante. Pode ser redundante, mas tenho saudade dos detalhes.

Você sempre foi maior que eu. À medida que eu crescia, ficava feliz por conseguir chegar perto do tamanho de cada um da família. De repente, você ficou pequena, mais baixa que eu e inexplicavelmente, frágil. Eu percebia isso. Parecia que você estava sumindo aos poucos, que a sua alegria, a qual eu conhecia, foi sugada de você.

Sinto falta dos abraços, dos berros de quando eu deixava tudo jogado pelo quarto e do seu macarrão ao molho branco. Do cheiro da sua lasanha? Dele me lembro sempre.

Atualmente, a minha saudade não resume só a uma saudade, aquela saudade de ver você em casa. Hoje, a minha saudade é recheada de coisas, de detalhes que nem ao menos eu sei explicar ao certo. Talvez eu só consiga explicar quando eu estiver mais velha e talvez eu também não queira explicar.

A minha saudade não está mais no singular, ela está no plural.

E quando eu pensava que só de não te ver em casa tudo estava acabado, eu nem imaginava no estaria por vir.





0 comentários: