terça-feira, 28 de setembro de 2010

A nova tendência do sertanejo

Variação pop do sertanejo de raiz com algumas batidas que lembram as eletrônicas, com versões acústicas, mais refrões que são fáceis de decorar. Isso é o sertanejo universitário que tem seduzido cada vez mais os jovens. Esse nome surgiu porque o estilo é tocado em baladas que são mais frequentadas por estudantes de faculdade. Até 2008 a maioria desses locais atraiam as pessoas que curtiam música eletrônica, só que em 2009 o sertanejo universitário estourou e desde então vem conquistando cada vez mais adeptos.



Por se destacar pelas músicas empolgantes, de fácil memorização e de bastante interação com o público, o sertanejo universitário é visto por Camila Neves Secco, de 19 anos, como uma forma dos artistas do sertanejo evoluírem. Júlia Estevam, também de 19 anos, comenta que o sertanejo universitário atinge mais o público do que o sertanejo clássico. “Por ter um estilo mais descontraído e as músicas tratarem dos assuntos como são vistos pelos jovens, acredito que o sucesso é mais abrangente”, conclui.


A dupla Bruno e Marrone foi quem começou com esse novo estilo, logo após vieram César Menotti e Fabiano. Mas ele só estourou na mídia com a dupla Victor & Leo e depois com Luan Santana, Maria Cecília & Rodolfo, João Bosco e Vinícius e Fernando e Sorocaba.


Há quem acredite que o termo sertanejo universitário surgiu apenas por questões de marketing, já que esse estilo é tocado e consumido por pessoas mais novas entre 15 e 23 anos. “Acredito que o motivo desse nome também seja pela música ser tocada em bares e casas noturnas. O que era rotulado por ser do interior, agora é presente nas baladas das metrópoles”, afirma o músico Maurício Prado, que toca na noite santista.


Maurício toca há dez anos e entrou nesse ramo porque sempre teve paixão por sertanejo. Houve nas horas vagas sertanejo de raiz e diz que acaba influenciando em tudo no seu trabalho como cantor de sertanejo universitário. “O sertanejo de raiz fala da natureza, e o universitário tem uma pegada atual, então eu acabo unindo os gêneros”, comenta.


Ele acredita que parte do sertanejo universitário fazer tanto sucesso é por influência da mídia. “A mídia, principalmente a televisão, incentiva, convence e em alguns casos, como as novelas, exploram abertamente o estilo”, relata. Além disso, também afirma que ter a mídia como propulsora do sertanejo universitário contribui para o aumento de consumo de produtos relacionados. “A influência fica clara na vestimenta das pessoas e nos shows, como os rodeios”, finaliza.

Para outras informações sobre Maurício Prado, clique aqui.

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