quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Coração de Tinta

Coração de Tinta (Tintenherz)

Autor: Cornelia Funke
Tradução: Sonali Bertuol
Editora: Companhia das Letras
Data de Publicação: 2006
Número de Páginas: 456 páginas
Formato: 16 x 23 cm




Cornelia Funke nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e infantojuvenis de grande sucesso, recebeu diversos prêmios literários. Entre outros, é autora do aclamado O senhor dos ladrões, publicado em 2004 pela Cia. das Letras, obra que vendeu mais de meio milhão de exemplares em língua inglesa e outro meio milhão só na Alemanha, além de ter recebido seis importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos. Em 2005, foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e é formada em pedagogia.


O livro se passa em torno da vida de Mo e de sua filha Meggie. Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade incomparável: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias contadas surgem ao seu lado como se fosse um passe de mágica. Numa noite, a qual Mo estava exercitando seus dotes, acabou trazendo à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta e acabou mandando para lá sua mulher.


Depois desse episódio, Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha é uma devoradora de livros, mas apesar de insistir muito não consegue com que o pai lhe conceda algumas leituras. A menina não conhece o que de fato ocorreu, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bichinho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que não fica muito contente com a visita inesperada.


Meggie acaba escutando a conversa dos dois, apesar de não entender muito o que eles dizem. Só ouvia sobre um tal de Capricórnio, um sujeito malévolo que ambos parecem temer como ao próprio diabo.


Mo descobre que justamente nessa noite, chegara o momento que ele sempre temera: o terrível vilão, que ele havia tirado involuntariamente de dentro do livro muitos anos atrás, e do qual fugia desde então, estava em sua procura.


Capricórnio tem planos sombrios e Mo descobre que ele quer usar seus poderes para trazer do mesmo livro um ser ainda mais terrível e sanguinário do que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie fica desnorteada.


Apesar de ser apenas uma criança, sua coragem não tem fim quando a vida do pai está em risco. E, além disso, um talento muito especial pode ajudá-la no caminho.


Isso tudo é o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.


Coração de Tinta é um livro indicado para todos que apreciam um pouco de magia e ficção. É de fácil entendimento e é indicado para todas as idades. Possui uma linguagem direta, do cotidiano e com um desenvolvimento sem palavras rebuscadas.


Ps.: Eu resolvi postar aqui no blog todas as minhas coisas. Deixar tudo junto e misturado mesmo. Matérias, resenhas, notas ou outros trabalhos que faço pra faculdade...além dos meus textos de desabafos também ;p

1 comentários:

disse...

oiii
adorei seu blog ...
tenho um tb ...
http://blogdabialemos.blogspot.com/

parabéns..