sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pensamento positivo pode dificultar desenvolvimento psicológico

Pesquisadores canadenses demonstraram a partir de uma pesquisa realizada recentemente, que o pensamento positivo dá resultado, só que é o resultado oposto. A pesquisa foi feita com jovens universitários que ficaram em observação para poderem obter os resultados. Eles resolveram testar a tese de que o pensamento positivo faz as pessoas se sentirem melhor e assim acabam produzindo mais e vivendo melhor. Só que no fim, o resultado não foi o esperado.
As palavras positivas ditas em voz alta até beneficiam, só que são realmente consistentes para quem já apresenta uma autoestima elevada. Porém, pioram incontrolavelmente para quem tem autoestima reduzida. “Ficar repetindo coisas positivas é só uma mecanização, é superficial e quando você acaba só torna as coisas mais difíceis de serem alcançadas”, explica a psicóloga e doutora em psicologia e desenvolvimento humano, Denise D’Aurea Tardeli.
Ao ouvirmos afirmações que não condizem com o que nós vemos, pode complicar o desenvolvimento psicológico e trazer cada vez mais problemas. A autoestima está ligada com o auto conhecimento, tem que desenvolver o conhecimento das capacidades e das limitações. “Se a pessoa fala que está bem só que o que está sentindo é ao contrário, o cérebro começa a entrar em parafuso. Só pensar não resolve, você tem que buscar, ir atrás”, relata Denise.
Hoje em dia, existem diversas técnicas de terapia para quem sofre desse tipo de problema. “Reprogramação, programação de pensamentos e aprender a se conhecer podem ser uma saída, desde que sejam acompanhadas por profissionais e especialista na área” , completa a psicóloga.
A pessoa quando está em crise de baixaestima ou autoreconhecimento, recorre à repetição de palavras positivas, já que reza a lenda de que falando repetidamente você atrai a positividade. Pessoas assim, apresentam sintomas de apatia, desmotivação e fracasso. “Muitas vezes, a baixaestima se dá em função da projeção social, do reconhecimento da sociedade e na maioria, são mulheres que apresentam esse tipo de problema”. A sociedade exige muito do perfil feminino, e a mulher sempre está em busca de ser melhor ou de se igualar ao mundo masculino.
Existem pessoas com perfis otimistas e pessimistas e isso, é construído durante o processo de crescimento da pessoa, desde criança. O ideal, é que tenhamos uma autoestima e pensamentos que sejam iguais às nossas capacidades. Ou até um pouco acima para o incentivo de progredir, nada muito além.

0 comentários: